domingo, 8 de fevereiro de 2009

Eu me lembro de quando eu era pequena, e tão jovem você já tinha cabelos brancos, de suas fotos de bodas de prata, de quando ele lhe pegava no colo e você sorria, e ainda sorri, mesmo ele não sendo legalmente seu. Quando nós corríamos em círculos, você querendo me bater com sua sandália, você nunca me alcançou, pórém nunca precisou me bater ou levantar a voz para mim para que eu tivesse respeito por você. E por falar em sapatos, me recordo de quando eu calçava os seus, estáticos tamanho 35, sonhava com o dia que calcaria o seu número. Dizia-lhe, com brilho nos olhos, 'falta apenas dois dedinhos'. E hoje eu sou maior que você, calço 37, mas eu nunca, querida, nunca alcancarei sua grandeza. Você é meu melhor abraço, meu melhor amor. Em você eu encontro um conforto que nenhuma pessoa no mundo, pode me dar. Você é o meu exemplo de alegria, de força, apesar de sua fragilidade, de como você supera seus problemas, que são tantos. E você, como ninguém, sabe amar, sabe se doar. Você só quer o bem de seus filhos, de seus netos, das pessoas que você ama. E o que você recebe em troca? Cicatrizes perceptíveis em suas rugas. Mas, simuntâneamente, seu coração se enche de amor e perseverança. Você nunca desiste. Mas eu nunca conheci alguém que ama, desistir: mulheres não desistem de seus amores, as mães não desistem dos filhos perdidos, os lutadores não desistem da vitória, os compositores não desistem de encontrar melodias perfeitas pra suas canções. Sempre assim, pelo amor ou pelos amores.

Hoje eu vi você saindo pela porta. Tão pequena, tão frágil, suas mãos doces e seus cabelos lisos(que não herdei de você, infelizmente), engraçado não serem mais brancos, têm um tom marrom inconfundível, que brilha na luz. Quando você me chama de 'minha quelida' e me faz rir nos meus piores dias, sem saber. Quando você me abraça e me manda ter cuidado e diz 'Essa Marianna inventa coisa' e dá aquela risadinha que só você sabe dar.

Eu só queria poder lhe proteger de toda dor, dos sofrimentos que lhe aflingem, de qualquer pessoa que lhe machuque, protegê-la de qualquer situação. Você é minha mãe-filha, meu amor, meu grande amor. Você tráz paz pro meu coração, pra minha vida. Eu achava que nunca tinha encontrado um amor de verdade, de todos que já amei e passaram, dos que me machucaram, dos que me fizeram sonhar... E hoje eu vi como ontem e como a dezoito anos atrás, quando você, provavelmente, me pegou no colo e se sentiu, pela primeira vez, como era ser segunda mãe.
Aqui está escrito, mesmo sem você ler, o que eu quero sempre lembrar, mesmo nunca esquecendo, que como primeira e segunda mãe pela primeira vez, como se ama o primeiro amor, um melhor amigo, como você gosta de bananas, de bolo 'engorda marido', como você amou um louco e continua se importando com ele, mesmo em sua crueldade e loucura, eu te amo.

Meu amor por você é maior que o tamanho de meus sapatos e seus sapatos, que a medida de suas roupas e minha roupas, que o grau das lentes de seu óculos e do meu somados. Independente da cor dos seus cabelos, ou se eles começarem a cair. De seu tamanho, se você diminuir. Eu nunca desisto. Pois nunca vi alguém que ama desistir: amantes dos amados. mães dos filhos. esposas dos maridos. artistas da arte, lutadores da vitória...

Seu abraço me faz continuar, seu exemplo enche meus olhos e minha vida de esperança. Terei você por toda minha vida, presente, ausente, distante e sentirei sua falta mesmo nos dias que você estiver ao meu lado, mexendo em meus cabelos e me chamando de querida.

"O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá, mais se têm.'' (Saint Exupéry)

Um comentário:

Ellen Cocino disse...

Eu me torno pequena agora. Me torno de um tamanho de um nada pra comentar alguma coisa depois de tanto sentimento transbordado. Você,amiga, definiu mais que o amor,definiu a vida de uma pessoa na sua. Isso não tem preço. Incrível como você me colocou dentro disso tudo e como pude voltar no túnel do tempo com você e sentir as emoções de uma lado materno mais maduro do que o nosso. Ela,sem dúvidas, te ensinou a arte do amor incondicional e quando isso acontece? As outras partes acabam por se encaixar. Valor inestimável.
''Terei você por toda minha vida, presente, ausente, distante e sentirei sua falta mesmo nos dias que você estiver ao meu lado, mexendo em meus cabelos e me chamando de querida.''
Esse desfeixe foi simplesmente GENIAL. É exatamente como eu sinto minha vó que não tá mais comigo. Sinto essa saudade, dos apelidos, dos pequenos gestos. De coisas que eu não sei explicar,só sei sentir.
Você é um poço de sentimento.Tenho um orgulho do tamanho do mundo de tê-la como amiga,fazendo parte.
Sobre o espírito materno que ela tem, só te digo que me encanta observar a personificação dela, a garra das mulheres que levam a história desse nosso sofrido, mas valente país nas costas. Sua atitude valente, proativa e esperançosa pra enfrentar a vida de peito aberto levando no seu coração e na sua alma o que acreditam e o que ama, me inspira e me dá forças pra seguir em frente.
-
incrível, perfeita análise.
te amo :*