quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A ressaca moral chegou a minha porta, não exatamente na quarta feira de cinzas, como o esperado, mas hoje.

Sinceramente, a sensação de frustração é terrível. Está inconformado com o que não deu certo, com as coisas que planejei pra mim e não aconteceram, com o que eu queria ter feito e não fiz, com o que eu não queria ter feito e acabei fazendo por excesso de empolgação, álcool ou pelo simples fato de não pensar antes de ir adiante com aquela idéia revolucionária que agora me parece meio estúpida.

Às vezes eu sou totalmente a favor da loucura e, simuntâneamente, da lógica. De vez em quando eu acredito que quando se pensa demais você acaba perdendo a coragem de sentir, de ser insintivo e louco. Em contrapartida, raciocinar é muito importante: projetar, calcular as coisas pode lhe trazer bons frutos, ou uma bela frustração. Mas nada, absolutamente nenhuma dessas alternativas, premetitadas ou sentimentais, tráz a cura. E é quando eu me deparo com a verdade mais cliché (e se é cliché é porque é verdade): "O tempo cura tudo.'' Alguém me disse, aliás, sempre me dizem isso.

- Eu sei. ( é o que eu sempre digo quando não tenho coragem de usar a solução simples para meus problemas.)

E mais adiante eu me pergunto, seria o tempo lógico? Seria ele um amigo extremamente egoísta, carente, que gosta de chamar atenção e me provoca sempre que eu esqueço dele, só pra lembrar que encontro-me depentende de sua decisão de demorar a passar ou não? Seria o tempo justo, que me fará esquecer aquela mágoa quando ela me ligar, pedindo perdão com voz de choro, num dia nublado, em que me sinto só? ele me traria uma frente fria ou causaria uma tempestade diante dessa situação?

O tempo tráz e leva. Ele me rouba o coração e me devolve um novinho em folha, carrega o meus pensamentos lógicos e me torna prático em seguida. Tira minhas dúvidas, depois me enche de perguntas. Me faz desistir e depois me levanta. Ele vai e vem mas nunca volta. Às vezes acho difícil confiar em algo que apenas sinto passar, lento ou rapidamente, pelo simples fato de ver o céu mudar de cor ou de eu me sentir cansado, me deixando mais ansioso e impaciente pela liberdade. Ele mostra soluções como duas camisetas brancas no armário. A escolha é simples: confortável ou bonito. O que me faz sentir melhor ou o que faz com que os outros achem que estou radiante. Ser lógico, ser louco. As desculpas se acabam e não há como se justificar. Carnaval, cachaça, empolgação, sentimento. Tudo é saudade. Tudo é semelhança, nada é igual. E mais uma vez outro cliché:

- Tudo passa, eu falo a mim mesmo, aliás, eu sempre me digo isso.

- Eu sei, eu me respondo.

E hoje o tempo vai me pôr pra dormir e me acordar amanhã , durante dias, pelo simples fato de o céu mudar de cor, ou de eu me sentir cansado.

O que cura ressaca é engov, o tempo faz apenas um pacto com minha consciência.

Um comentário:

André Maciel disse...

Já perdi a conta de quantas vezes fiz besteira por agir no impulso e de quantas vezes deixe de fazer besteiras que deveriam ter sido feitas por ser calculista. Se você não agir no instinto, na hora que aquilo estiver acontecendo, já era, você já pensou duas vezes. No segundo pensamento vem a hesitação e com ela vem o medo de falhar. Agindo sem pensar você falha sem ter tido medo. No fim das contas quando não dá certo o que vem mesmo é o arrependimento.

Queria mesmo era arrumar outra resposta diferente dessa de que o tempo é a solução pra tudo. Engov não faz mais efeito em mim, o jeito é tomar uns 3l de água gelada quando acordar.